terça-feira, 24 de novembro de 2009

A Arca de Noé de Vinícius de Moraes

Hoje, assistindo o jornal enquanto almoçava, fiquei sabendo que a Globo ganhou o Emmy Internacional na categora "novela" com Caminho das Índias. A tal da estatueta representa a mais importante premiação no mercado de televisão (neste caso o mercado internacional, porque os americanos tem um Emmy só deles é claro).
.
Aí fiquei sabendo que foi a 4º vez que a Rede Globo ganhou um Emmy. Em 1981, o vencedor foi "A Arca de Noé", um ano depois "Morte e Vida Severina" e em 1983, Roberto Marinho ganhou o Emmy na categoria direção.
.
Tá, e aí ? O lance é que justamente eu me lembrei do quanto "A Arca de Noé" (ou Vinícus para Criança)  é muito, muito bom ! O disco A arca de Noé foi feito por Vinícius de Moraes pouco antes de sua morte, em 1980, baseado no livro homônimo que ele escreveu para seus filhos. Todas as músicas do disco são de sua autoria, também responsável pela escolha dos cantores que as interpretam. No especial, permaneceram os mesmos arranjos e intérpretes das canções do LP.
.


As músicas, com arranjos de Rogério Duprat, tiveram como intérpretes gente do naipe de Milton Nascimento, Chico Buarque, Alceu Valença, Bebel Gilberto, MPB-4, Ney Matogrosso, Elis Regina, Toquinho e até as Frenéticas. O vídeo acima é da abertura do programa, a poesia na voz de Chico Buarque é belíssima e ainda podemos ver um trechinho da música tema com Milton Nascimento ...  a letra da canção é linda (pena que eu não achei a versão inteira) e meu trecho preferido é este:

"Afinal com muito custo
Em longa fila, aos casais
Uns com raiva, outros com susto
Vão saindo os animais.
Os maiores vêm à frente
Trazendo a cabeça erguida
E os fracos, humildemente
Vêm atrás, como na vida."

Deu uma saudade dos tempos em que programa infantil era escrito pelo Vinícius ....
.
Abaixo vejam "A Pulga" cantada por uma Bebel Gilberto adolescente e com recursos de animação "espetaculares"
.

.
Se você não conhece, nunca ouviu falar, corre pro youtube que tem quase todos os números ( pena que a qualidade de nenhum delas é lá grandes coisas).
.
Deu uma saudade dos tempos em que programa infantil era escrito pelo Vinícius ...
.
Ah ... e neste link tem mais informações e também dá pra ver a letra de todas as canções. Divirtam-se !

5 comentários:

Silvio disse...

O melhor do disco era a capa de montar, até eu que sou da década de 80 me lembro, mto bom!!!
DRI

serafini disse...

Maravilhoso!

Silvio disse...

eu tenho um q foi mega roubado da minha irmã mais velha...
posso fotografar e postar depois...
bjs
silvio, o original

Coningham disse...

Putz, eu tive!!! Pena que eventualmente ele foi vendido quando resolveram fazer uma limpa nos LPs...

Marcio Novaes Coelho Jr disse...

demais! e impagável mesmo era o ney de galinha d'angola do candomblé!!