sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O prático é o pai do precário

Na onda do iPad, a Adobe acaba de apresentar em conjunto com a revista Wired um novo sistema para a publicação de revistas, que me pareceu muito bacana.

name="movie" value="http://c.brightcove.com/services/viewer/federated_f9/1813626064?isVid=1&publisherID=1564549380" />name="base" value="http://admin.brightcove.com" />name="allowScriptAccess" value="always" />
Na verdade, isto só contribuiu para aumentar a minha revolta em relação ao atual estágio do design gráfico na web, isto é, comparem o design e o layout da revista no vídeo... vá até o site da Wired, e veja como é o layout das notícias na web... é periclitante! Não há qualquer tipo de estímulo para se ler o texto, afinal, o layout é meramente um template com um conteúdo genérico... a isso se resumiu o design quando se juntou com a tecnologia!

Escrevi este artigo no meu Blog sobre esta condição... em suma, a culpa é do HTML, o código de programação que possibilita a construção de páginas na internet, que foi pensado, obviamente, por engenheiros, e não por designers. Consequentemente, o foco é na própria engenharia, e não no conteúdo.

A internet praticamente matou o mercado de publishing, apesar da leitura nas revistas ser muito mais agradável. A esperança é que o iPad e outros equipamentos como este apresentado pela Wired (que provavelmente é um Tablet com Google Android) lembrem as pessoas que o design gráfico torna o conteúdo muito mais convidativo de se ler, e que não é meramente fru-fru ou decoração.

Depois de ver a revista no vídeo, textos e artigos em sites como o Uol, Terra, etc. parecem um nojo, não?

Nenhum comentário: