sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Expo Arquitetura e Matemática

Hoje Eu e Betão (meu assistente "convidado") acabamos de montar a exposição Arquitetura e Matemática, no corredor D do Acadêmico 1 do Senac Campus Santo Amaro.
A singela exposição apresentou um registro dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 1º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo na disciplina Matemática, no período de março a junho de 2010. A disciplina, ministrada pelo nosso mais novo colaborador Pedro Veloso, trabalhou o conhecimento matemático aplicado ao tema da construção das formas, abordando questões relativas à geometria e a o seu rebatimento no campo das relações numéricas e proporcionais, desenvolvendo o raciocínio analítico e construtivo dos alunos a partir do confronto entre os ambientes abstrato-matemático e realista-espacial, instigando a percepção das regras matemáticas aplicadas à construção dos objetos. A disciplina busca ainda capacitar os alunos a utilizar a matemática como instrumento de pesquisa de formas e soluções arquitetônicas.

Os exercícios apresentados trabalham os conceitos de sistemas de proporção, poliedros, dobras, tangências, cones e superfícies desenvolvíveis aplicados em composições volumétricas e seu rebatimento em formas e elementos arquitetônicos.



Bom, as fotos estão toscas , mas é só para convidar a todos para conferirem a exposição ao vivo (pelo menos aqueles que vão para o Campus) !

E aproveito para agradecer o Silvio e o Pedro que tocaram a oficina para a confecção das maquetes e, é claro, os alunos que participaram .

Nenhum comentário: