domingo, 22 de maio de 2011

Günther Kieser

Sexta-feira dei uma aula sobre História do Design Gráfico para a turma de CV no Senac. Por sorte ou azar do destino, muitos de meus arquivos no pendrive não abriam, e tive que procurar na Web imagens pelos autores; eis que encontrei uma dúzia de imagens do Karl Georg Günther Kieser que eu não tinha e não conhecia.

Sua produção mais importante vai da década de 60 à decada de 80. Ele pertence a um período que tentou re-aproximar a arte e o design gráfico (conhecido como design conceitual). Isso aconteceu por conta das diversas crises posteriores a segunda guerra mundial: guerra fria, vietnã, movimento feminista, movimentos gays, movimentos estudantis, contra-cultura, onde todas as bases da cultura ocidental passaram a ser questionadas, e obviamente os fundamentos racionalistas do design e da arquitetura, assim como os princípios que os separavam das belas-artes, foram igualmente questionados.

Além de tudo isso, o tiozinho, nascido em 1930 na Alemanhã, manda muito bem! seus layouts não fogem muito das regras básicas do international style suiço... mas as imagens...












Nenhum comentário: